
Já aconteceu de você abrir o guarda-roupa e perceber quantas peças estão ali há tempos, sem uso?
É uma situação comum: pois é fácil comprarmos por impulso, influenciados por tendências passageiras ou simplesmente pelo desejo de novidade.
No entanto, cada peça parada não representa apenas um investimento financeiro, mas também um impacto ambiental e social, pois resulta em uma compra subutilizada.
E o que queremos mesmo é fazer escolhas inteligentes e isso implica gastar nosso dinheiro em coisas que usamos. É assim que teremos um guarda-roupa consciente.
Valorize o que você tem
Esse mundo nos incentiva a consumir sem parar e nos faz esquecer do que já temos. São tantas novidades competindo pela nossa atenção que fica difícil resistir.
Mas que tal comprar no seu armário? Mesmo ele sendo modesto, sei que você pode encontrar coisas maravilhosas por lá.
Por isso, antes de adquirir algo novo, é essencial refletir se realmente precisamos daquela peça ou se uma combinação nova com o que já possuímos resolve o nosso anseio por novidades.
Reutilizar e dar nova vida ao que temos é um passo fundamental se quisermos um guarda-roupa mais equilibrado. Além disso, é fonte de economia.
Como usar melhor o que já possuímos
Para começar, tire um tempo para analisar seu guarda-roupa e ver o que mais usa. Identifique as peças paradas e dê a elas um novo destino.
Peças paradas podem ser um indício de que algo precisa mudar: talvez repensar seu estilo, a funcionalidade das roupas ou ainda descobrir formas criativas de combinar as peças.
Você também pode vender ou doar tais peças. Eu vendo as minhas no Repassa. Você pode conferir minha lojinha aqui.
Mas voltando ao seu armário, se precisar de uma análise mais profunda, sugiro fazer um DETOX no guarda-roupa.
Essa é a maneira mais segura de tratar seus itens e garantir que só o melhor e útil permaneça no seu armário.
Eu faço esse processo de uma a duas vezes por ano para ter um guarda-roupa prático, funcional e autêntico. Você pode ter acesso a todo meu sistema aqui: DETOX NO GUARDA-ROUPA.
Um Guarda-Roupa Consciente
Agora, se você sente que precisa de uma mudança na mentalidade de consumo e deseja ter um armário mais sustentável e consciente, sugiro a leitura e prática dos exercícios do meu livro Moda Minimalista.
Nele, eu reuni meus erros e acertos e algumas reflexões filosóficas para guiar quem também deseja ter um guarda-roupa mais consciente.
Se você é assinante Kindle Unlimited, pode ler de graça!
Pronta para começar?
Consuma com propósito claro, tenha um guarda-roupa prático e consciente, que trabalha a seu favor todos os dias, ajudando-a a se vestir com muito mais intenção e autenticidade.
Conheça AQUI todos os meus materiais para um estilo mais autêntico e consciente.
Comente